Bovino
Fórmula:
Cada 100 mL contém:
Ivermectina .......................… 3,5 g
Veículo q.s.p. ..……….....… 100 mL
Indicações:
MEGAMECTIN 3,5 é indicado para BOVINOS, no tratamento e controle das principais endo e ectoparasitoses de importância econômica.
Nas endoparasitoses, a formulação de AÇÃO PROLONGADA, além do efeito terapêutico exerce uma ação preventiva nas reinfestações, das principais verminoses gastrointestinais, por um período que pode chegar até 9 semanas.
NOTA: a ação prolongada não se aplica ao tratamento de ectoparasitoses.
Para bovinos:
Verminoses gastrintestinais causadas por formas adultas e larvares (4º estágio) de Haemonchus spp, Trichostrongylus spp, Ostertagia spp. (inclusive larvas com desenvolvimento inibido ou hipobióticas), Cooperia spp, Oesophagostomum spp, Nematodirus spp, Strongyloides spp, Bunostomum spp, e Trichuris spp.
Verminoses pulmonares causadas por fases adultas e larvas de 4º estágio de Dictyocaulus spp.
Infestações por bernes: nódulos subcutâneos causados por larva de Dermatobia hominis.
Infestações por piolhos (Linognatus spp, Haematopinus spp, Solenopotes spp, e Damalinia spp*), e ácaros da sarna (Psoroptes ovis var. bovis, Chorioptes bovis*) quando usado como parte de um programa contínuo.
* indicação em tratamento auxiliar.
No controle dos carrapatos dos bovinos (Boophilus microplus), quando usado como parte de um programa contínuo. Neste caso, os resultados atingem o grau máximo a partir do 4º ou 5º dia após o tratamento.
Como preventivo do desenvolvimento de bicheiras causadas por larvas de Cochliomyia hominivorax no umbigo dos recém-nascidos (quando tratados dentro de 24 horas do nascimento) e das feridas de castração (quando tratados logo após a cirurgia). Recomenda-se examinar os animais diariamente até a cicatrização, fazendo uso de um larvicida tópico específico, caso necessário.
Dosagem:
Administrar 1 mL para cada 50 kg de massa corporal, ou seja, 0,70 mg de Ivermectina por kg
Segurança:
MEGAMECTIN 3,5 é seguro quando obedecidas as condições de uso especificadas. Respeitar sempre a dosagem recomendada na bula. Nestas condições sua toxicidade é quase nula.
Contudo, foram observados em casos muito raros, reações alérgico medicamentosas (anafiláticas) em animais sensíveis a este fármaco. Nestes casos a aplicação deverá ser suspensa e os animais afetados devem ser tratados imediatamente com adrenalina.
Compatibilidade: MEGAMECTIN 3,5 não apresenta incompatibilidade quando aplicado juntamente com outros tratamentos, tais como vacinas anti-aftosa e contra clostrídios, obedecendo a recomendação de aplicar cada produto em local diferente no animal.
Administração:
Administrar através de injeção subcutânea, sob a pele solta na frente ou atrás da paleta, utilizando agulha calibre 16, com comprimento de 15 a 20 mm. O tratamento consiste em uma só dose. O prazo para repetição do tratamento vai variar conforme o aparecimento de reinfestação e ficará a critério exclusivo do Médico Veterinário.
Precauções:
Precauções:
- Administrar sempre por via subcutânea, nunca por via intramuscular ou intravenosa.
- Usar somente seringas e agulhas esterilizadas através de fervura em água, durante 10 minutos ou mais; jamais usar produtos químicos (desinfetante ou detergente) para limpar seringas e agulhas.
- Desinfetar o local da injeção, usando álcool.
- Em áreas onde for registrada uma grande incidência de Infecções por bactérias do gênero Clostridium, recomenda-se a vacinação dos bovinos, como forma de prevenção, quando da utilização de produtos injetáveis.
- Não fumar ou comer durante o manuseio do produto e lavar as mãos após trabalhar com o mesmo.
- Manter o produto em sua embalagem original, fechada, em local seco e fresco, ao abrigo dos raios solares e fora do alcance de crianças e animais domésticos.
- Embalagens vazias e restos de produto deverão ser enterrados ou queimados, evitando contaminar a água. O produto pode afetar peixes e alguns organismos aquáticos.
- Quando administrado de acordo com as recomendações da bula, o produto é seguro, sendo considerado de toxicidade quase nula. Porém, os sinais de sobredosagem em animais são incoordenação motora, paralisia, coma, podendo até mesmo advir a morte. O tratamento é sintomático.
Reação local:
Eventualmente, poderá ocorrer em bovinos algum desconforto transitório, causado por edema dos tecidos moles no ponto da injeção, desaparecendo espontaneamente, sem qualquer tratamento.
Contra-indicações:
Não tratar vacas produtoras de leite em idade de reprodução.
Período de carência e restrições de uso:
Carne: Não tratar os animais 4 meses antes do abate.
Não administrar em fêmeas leiteiras lactantes.
Apresentação:
Frasco-ampola de plástico contendo 1 litro
Frasco-ampola de plástico contendo 500 mL
Frasco-ampola de plástico contendo 50 mL
Classe Terapêutica:
ENDECTOCIDAS (AÇÃO EM ENDOPARASITAS E ECTOPARASITAS) (ANTI-PARASITÁRIOS)
Princípio(s) Ativo(s):
IVERMECTINA
Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
8.632 em 12/06/03
Responsável Técnico:
Denis Frota Daflon - CRMV: SP 23802
Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 888 8280