Cada frasco-ampola do liofilizado contém: FSH ............................. 500 UI LH ............................... 500 UI Veículo ........................... 20mL
PLUSET é uma mistura de gonadotrofinas hipofisárias suínas, com relação definida e constante para obtenção de ovulações múltiplas (superovulação).
A superestimulação ovariana com FSH exógeno, permite a obtenção de um número de óvulos superior àquele que é normalmente produzido em cada ciclo reprodutivo.
O FSH extraído apresenta quantidades variáveis de hormônio luteinizante (LH), o qual, se presente em excesso, reduz o rendimento do tratamento, provavelmente favorecendo o processo de atresia dos folículos em desenvolvimento.
Evidentemente que para obter-se uma correta e eficaz superovulação, que dá uma grande segurança quanto a danos irreversíveis às estruturas ovarianas (as doadoras normalmente são animais de valor econômico considerável) e com resultados satisfatórios em termos de números de embriões visíveis, é necessário realizar-se um tratamento que garanta a ativação do processo de maturação folicular múltipla e de uma maneira fisiológica e repetitiva possível.
Portanto, é muito importante ter-se sob controle a quantidade de LH presente, pois este influencia até certo ponto a atividade do FSH.
A quantidade de LH presente no PLUSET é muito inferior àquela contida nos preparados habitualmente usados para promover superovulação em animais domésticos.
O estudo da cinética de eliminação no sangue circulante, am vacas, tem demonstrado, para o FSH, redução à metade da quantidade inicial em cerca de 150 minutos e para o LH, a redução à metade da quantidade inicial em 40 minutos.
Indicações:
Para indução da superovulação e como fonte de complementação de hormônio folículo estimulante (FSH), nos casos de sua carência ou necessidade.
Dosagem:Para aplicação em vacas adultas, sugere-se o tratamento a seguir:
Dissolver os 2 frascos de PLUSET com o diluente.
A solução reconstituída deve ser conservada em refrigeração a +2°C até 8°C por até 6 dias.
*Administrar simultaneamente por outro lado, prostaglandina em quantidades indicadas para promover luteólise.
O DIA 1 corresponde ao 11° dia do ciclo estral.
Administração:PLUSET deve ser injetado pela via intramuscular. A via subcutânea provoca uma absorção irregular, devendo ser evitada.
Precauções:PERÍODO DE CARÊNCIA
Atenção: Obedecer aos seguintes períodos de carência: BOVINOS: Abate: Carência zero, a carne dos animais tratados poderá ser consumida a qualquer momento após o uso do produto. Leite: Não consumir o leite proveniente de vacas em tratamento. A utilização do produto em condições diferentes das indicadas nesta bula pode causar a presença de resíduos acima dos limites aprovados, tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo.
CONTRAINDICAÇÕES
Não existe nenhuma contraindicação compravada.
ESTABILIDADE
O produto no estado liofilizado se mantém estável por 24 meses, em temperatura ambiente. Após sua reconstituição poderá ser mantido em refrigeração a +2°C até 8°C por 6 dias, tomando-se as precauções necessárias para amnter sua estabilidade.
Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz soalr, fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Venda sob prescrição obrigatória e aplicação sob orientação do Médico-Veterinário.
Apresentação:Cartucho contendo 2 frascos-ampola de Pluset com 500 UI de FSH e 500 UI de LH e 1 ampola de 20 mL de água destilada e apirogênica. Classe Terapêutica: HORMÔNIOS/SIMILARES Princípio(s) Ativo(s):HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMUANTE (FSH) HORMÔNIO LUTEINIZANTE (LH) Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: 3525/90 Responsável Técnico: Drº Eduardo Souto Bernardez - CRMV: MG 4339Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800-7268668 |