HIPRA SAÚDE ANIMAL LTDA.
Caprinos Ovinos
Fórmula:
Suspensão do antígeno inativado Dichelobacter nodosus, sorogrupos B, D e E e veículo oleoso q.s.p. 2 mL.
Indicações:
Para a prevenção do FOOT-ROT (Pietin) dos ovinos.
O Foot-Rot (FR) é uma doença crônica, necrosante da epiderme interdigital e matriz do casco dos ovinos. A doença é causada pelo Dichelobacter nodosus - germe gram negativo anaeróbio. Estima-se que D. nodosus não sobrevive no solo por mais de 5 dias, mantendo-se na natureza em cascos de ovinos. A principal característica do Foot-Rot é a manqueira dos animais. Nos casos iniciais a pele entre os cascos se mostra inflamada e a lesão progride para a parte posterior do casco (casco mole) promovendo o deslocamento deste. Nos casos graves`há a generalização da lesão com deslocamento de todo o casco e posterior miíases (bicheiras). O FR pode atacar simultaneamente dois ou mais cascos de um mesmo animal, levando a dificuldades de locomoção, diminuição da produção de lã e de carne. A enfermidade se transmite principalmente nas estações úmidas com temperatura amena e associada ao manejo intensivo de ovinos.
Dosagem:
Ovinos adultos e cordeiros a partir dos 3 meses: 2 mL/animal.
Para regiões sul/sudeste/norte: fazer 2 aplicações antes do período das chuvas, com intervalo de 30 dias. Repetir semestralmente.
Para as regiões nordeste/centro-oeste: fazer 2 aplicações antes do período das chuvas com intervalo de 30 dias. Dose de reforço após 6 meses.
A aplicação deve ser estratégica e preventiva, anterior aos períodos do ano favoráveis ao aparecimento da doença (antes do período das chuvas).
É aconselhável o uso de agulhas 15 x 15.
A vacinação é uma medida preventiva e deverá ser precedida de um plano de manejo sanitário que consiste em aparar os cascos de todos os ovinos e passá-los em pedilúvio com produto bactericida (formol 5%). Animais cronicamente infectados devem ser eliminados por ser a principal fonte de infecção do rebanho.
A imunidade da vacina tem duração de 6 meses.
Administração:
Via subcutânea (região da axila ou virilha).
Precauções:
Não deve ser aplicada em animais enfermos, convalescentes e em outras situações que possam caussar estressem nestas condições, a resposta da vacina pode não atingir níveis adequados.
A vacina deve ser conservada entre 2ºC e 8ºC até o momento da aplicação, e durante a vacinação deve ser mantida em caixa com gelo à sombra.
Não congelar a vacina.
Agitar o frasco antes do uso.
Manter fora do alcance de crianças.
Para os casos de ocorrência de anafilaxia (comum no uso de vacinas), recomenda-se o tratamento com epinegrina (adrenalina) na dose de 0,01 mg/Kg de peso corporal associado a um tratamento sintomático.
Apresentação:
Cartucho contendo frasco de 80 mL.
Classe Terapêutica:
VACINAS, CORANTES E DILUENTES (BIOLÓGICOS)
Princípio(s) Ativo(s):
VAC. FOOT-ROT
Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
Licenciado no MAPA sob nº. 2556 em 12/08/1986.
Responsável Técnico:
Claudio Chiminazzo - CRMV: RS 04137
Serviço de Atendimento ao Consumidor:
08006444501