HIPRA SAÚDE ANIMAL LTDA.
Ovinos
Fórmula:
Cada dose de 2 mL do produto contém:
Dichelobacter nodosus inativado, sorogrupos B
Dichelobacter nodosus inativado, sorogrupos C
Dichelobacter nodosus inativado, sorogrupos D
Dichelobacter nodosus inativado, sorogrupos E
Dichelobacter nodosus inativado, sorogrupos F
Dichelobacter nodosus inativado, sorogrupos G
Dichelobacter nodosus inativado, sorogrupos H
Indicações:
Esta vacina é indicada para a prevenção do Footrot (Pietin) ovino. O Footrot é uma doença crônica, que provoca necrose na epiderme interdigital e matriz do casco dos ovinos. A doença é causada pelo microorganismo anaeróbio Dichelobacter nodosus. Estima-se que D. nodosus não sobreviva no solo por mais de 5 dias, mantendo-se na natureza em cascos de ovinos. Nos casos iniciais a pele entre os cascos se mostra inflamada e a lesão progride para a parte posterior do casco (casco mole) promovendo o deslocamento deste. Nos casos graves há a generalização da lesão com deslocamento de todo o casco, levando ao aparecimento de miíase (bicheira). O Footrot pode atacar simultaneamente dois ou mais cascos de um mesmo animal, acarretando dificuldades de locomoção (manqueira) e consequente diminuição da produção de lã e carne. A enfermidade se transmite principalmente nas estações úmidas com temperatura amena e associada ao manejo intensivo de ovinos.
Dosagem:Ovinos, a partir de 3 meses de idade.
Administrar 2 doses da vacina, em um intervalo de 21 a 30 dias, antes do período das chuvas. Administrar uma dose de reforço 6 meses após.
A aplicação deve ser estratégica e preventiva, anterior aos períodos do ano favoráveis ao aparecimento da doença (período das chuvas).
A vacinação é uma medida preventiva e deverá ser precedida de um plano de manejo sanitário que consiste em aparar os cascos de todos os ovinos e passá-los em pedilúvio com produto bactericida. Animais cronicamente infectados devem ser eliminados por ser a principal fonte de infecção do rebanho.
O esquema de vacinação poderá ser modificado a critério do médico veterinário.
Administração:
Via subcutânea (região da axila ou virilha). Administrar uma dose (2 mL) do produto.
Precauções:
Não misturar com qualquer outra vacina ou produto imunológico. A vacina deve estar em temperatura entre 15ºC e 25ºC para a aplicação. Agitar bem o frasco antes de usar. Em caso de anafilaxia pela administração da vacina, recomenda-se tratamento em epinefrina (adrenalina), na dose de 0,01 mg/kg de peso corporal, associado a um tratamento sintomático. Não usar em caso de hipersensibilidade aos antígenos, adjuvantes ou excipientes. Não usar a vacina em animais enfermos, coalescentes ou em outras situações que possam causar estresse. Nestas condições, a resposta esperada do produto pode não atingir níveis adequados. Qualquer medicamento veterinário não utilizado ou seu material de descarte deve ser descartado conforme requerimentos locais. Se uma pessoa acidentalmente se injetar com este produto, mesmo que tenha sido dispensada uma pequena quantidade, deve procurar atendimento médico e levar a bula consigo. Manter o produto fora do alcance de crianças.
Conservar sob refrigeração, em temperatura entre 2ºC a 8ºC. Proteger da luz. Não congelar.
Apresentação:
Cartucho com um frasco de 40 doses (80 mL).
Classe Terapêutica:
VACINAS, CORANTES E DILUENTES (BIOLÓGICOS)
Princípio(s) Ativo(s):
VAC. FOOT-ROT
Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
Licenciado no MAPA sob nº 9.821/2014.
Responsável Técnico:
Claudio Chiminazzo - CRMV: CRMV-RS 04137
Serviço de Atendimento ao Consumidor:
08006444501