OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.
Bovino Caprinos Eqüinos Ovinos SuínoFórmula:
Cada 100 mL contém:
Dipirona sódica...........................50,00 g
Veículo q.s.p. ..........................100,00 mL
Indicações:
Finador é indicado para bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos e suínos em todos os estados em que estes manifestam dor ou febre de origem variada: cólicas, feridas, infecções virais e bacterianas, dores musculares, lumbago dos cavalos, inflamações, obstruções ou corpos estranhos, principalmente no esôfago e estados reumáticos, envolvendo articulações. Como indicação complementar, recomenda-se Finador para suprimir a intranqüilidade e temor decorrentes de dor intensa, permitindo e facilitando exames, tratamentos e manejo dos animais e como coadjuvante na prevenção e tratamento da síndrome MMA.
Dosagem:
Bovinos e eqüinos adultos................. 20 a 35 mL
Bezerros e potros.............................. 5 a 15 mL
Suínos adultos................................. 15 a 20 mL
Suínos jovens, ovinos e caprinos............5 a 15 mL
Repetir a dosagem se necessário após 4 a 6 horas. Alterações da posologia podem ser efetuadas na dependência da gravidade do caso, ou a critério do Médico Veterinário.
Administração:
Finador deve ser aplicado por via intramuscular ou intravenosa lenta.
Precauções:
Obedecer as dosagens indicadas para o uso do produto. A condição hematológica do animal deve ser controlada, quando forem necessários tratamentos prolongados. Aplicação subcutânea de grande volume (acima de 10 mL num só lugar) pode provocar leve edema que se resolve após alguns dias.
Efeitos adversos: A dipirona tem uma tendência para aumentar a hemorragia. Em tratamentos prolongados, a dipirona pode induzir agranulocitose e leucopenia. A superdosagem pode resultar em convulsões.
Interações medicamentosas: Utilizar com bastante precaução o Finador em associação com clorpromazina pois pode ocorrer séria hipotermia. Não utilizar concomitantemente a dipirona com outros antiinflamatórios como fenilbutazona e ácido acetil salicílico, pois poderá ocorrer somatória das ações tóxicas ou farmacológicas. Não utilizar concomitantemente a dipirona com barbitúricos.
Contra-indicações e limitações de uso: O produto não deve ser administrado a animais que apresentem hipersensibilidade à dipirona.
Período de carência: Não consumir o leite e a carne dos animais tratados, antes de 48 horas da última aplicação.
Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário.
Apresentação:
Frasco-ampola de vidro âmbar com 10 ou 50 mL.
Classe Terapêutica:
ANTI-INFLAMATÓRIOS, ANTI-PIRÉTICOS, ANTI-ALERGICOS E ANALGÉSICOS
Princípio(s) Ativo(s):
DIPIRONA
Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
6.659/99
Responsável Técnico:
Dra. Sandra Barioni Toma - CRMV: SP 14.817
Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 9412000